70 anos do príncipe que cativou o mundo

Há 70 anos, um icônico personagem da literatura francesa segue na memória afetiva de crianças e adultos ao redor do mundo.
O menino loiro do clássico O Pequeno Príncipe se tornou um dos septuagenários mais famosos do mundo!

Imagem

O Pequeno Príncipe é um fenômeno literário: Definida pelo filósofo alemão Martin Heidegger como uma das maiores obras existencialistas do século 20, O Pequeno Príncipe é um dos livros mais traduzidos do mundo, do francês para mais de 250 línguas e dialetos e vende quase 2 milhões de cópias anualmente, mesmo 7 décadas depois de seu lançamento. Inspirou peças, filmes e até um museu japonês.

Imagem

Seu autor, Antoine de Saint-Exupéry, escreveu e lançou a obra enquanto estava exilado em Nova York. Exupéry, assim como um dos personagens do livro, também foi piloto. No final da década de 1920, o francês, que ficou conhecido como “o poeta da aviação”, foi designado para trabalhar em Buenos Aires e chegou a pousar algumas vezes no Brasil.

Sua vida inspirou muitos trechos do livro. Ele havia se mudado com a mulher Consuelo depois que a França foi invadida pelos nazistas, mas nunca aprendeu a falar inglês; ele também se perdeu no deserto como o príncipe da fábula, e muitos personagens são baseados em pessoas reais – a rosa, por exemplo, é um retrato de sua mulher: caprichosa, vaidosa, e facilmente irritável.

Imagem

O pequeno príncipe nasceu muito antes de virar livro. Referências a ele foram encontradas em muitas anotações e correspondências do autor. Dizem que certa vez, ao rascunhar a figura de um garoto em uma toalha de restaurante, um amigo perguntou o que desenhava, a que Exupéry respondeu: “Apenas o garoto que existe em meu coração.”

13115874

“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças, mas poucas se lembram disso.”
Antoine de Saint-Exupéry

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s